quarta-feira, 5 de setembro de 2012

TERAPIA CAPILAR: TÉCNICAS DE ESCOVAÇÃO E MASSAGEM DO COURO CABELUDO

Postado por Mah às 17:48
Muitas de vocês devem estar achando estranho o título do post, afinal escovação do couro cabeludo não é um hábito diário, mas é uma prática bem comum nas terapias capilares.

Em um dos cursos que fiz sobre terapia capilar um dos assuntos abordados foi a importância da massagem feita no couro cabeludo e da escovação deste e dos fios. Pode parecer bobagem, mas estes dois passos juntos são importantíssimos para quem quer ter fios saudáveis, afinal COURO CABELUDO SAUDÁVEL = NASCIMENTO DE FIOS SAUDÁVEIS.

- Importância para o crescimento dos fios

Muitas pessoas dizem que não é possível fazer o cabelo crescer mais de 1 cm ao mês, e que esta quantidade está intimamente relacionada à genética. Em parte isto é verdade, a genética determina muitas coisas em relação aos nossos cabelos, mas é possível fazer seus cabelos crescerem até 2 cm ao mês e eu não estou falando no uso de xampu bomba.

Muitas clínicas de cuidado capilar estão utilizando diversas técnicas de desobstrução, desintoxicação e estimulação do couro cabeludo. Como consequência as/os clientes percebem um crescimento mais rápido dos fios. Eu mesma tive meu crescimento capilar que era de 1 cm aumentado para 1,9 cm.

Você que não tem dinheiro para frequentar estas clínicas ou não existe nenhuma perto de você, fique tranquila! Hoje você vai aprender duas técnicas: a escovação e a massagem. Já aviso, o resultado quanto ao crescimento pode ser lento, então tenha muita calma e paciência.

- Escovação dos Fios e do Couro Cabeludo

Como vimos no post anterior o óleo produzido por nossas glândulas sebáceas é o melhor e mais rico para nutrir nossos cabelos, deixando-os brilhantes e saudáveis.
Porém como nem tudo é perfeito, este óleo quando em excesso é abominado por todas nós por deixar os cabelos com aparência de sujos e por vezes até com um cheiro desagradável. Pode também ocorrer a obstrução do couro cabeludo impedindo o crescimento de novos fios, ou fazendo com que este crescimento seja mais lento pela dificuldade do fio em transpor a barreira que o excesso de oleosidade forma no couro cabeludo.

Apesar deste óleo ser maravilhoso para os fios, em cabelos compridos ele não conseguirá descer até as pontas, e é aí que a técnica de escovação também se torna importante. O motivo é simples, com a prática correta da escovação dos fios e sua realização diária, o sebo descerá mais cm ao longo dos fios, deixando-os nutridos e brilhantes. Além disso, a escovação é uma outra forma de se realizar a esfoliação do couro cabeludo.

Benefícios da técnica para o couro cabeludo:

1) Esfoliação do couro cabeludo

2) Desobstrução do couro cabeludo

3) Redução do excesso de oleosidade no couro cabeludo já que esta é espalhada ao longo dos fios

4) Aumento da circulação sanguínea no couro cabeludo que gera um aumento na velocidade de crescimento dos fios

Benefícios para os fios:

1) Nutrição proporcionada pelo óleo produzido pelas glândulas sebáceas que consegue descer da raiz para o comprimento dos cabelos

2) Efeito de cutículas seladas

3) Diminuição da probabilidade de aparecimento de pontas duplas

4) Aumento no brilho dos fios

Indicação: para todos os tipos de cabelo, tanto para quem produz muito sebo como para quem não o produz.

Frequência: deve ser realizada diariamente, quem tem o couro cabeludo extremamente ressecado deve realizá-la dia sim e dia não até ter aumentada a produção de sebo com a realização da técnica de massagem.

Técnica de Escovação Capilar

Todas nós sabemos como escovar os fios, porém, percebi que algumas amigas minhas, pela correria do dia a dia, escovavam apenas os fios superiores, assim, na nuca e atrás das orelhas a oleosidade se acumulava.

Dicas Importantes:

- Inicie o processo penteando os fios com um pente de madeira começando pelas pontas e subindo até a raiz, até que não haja mais nós.

- Para escovar os fios utilize uma escova de cerdas naturais, pois estas conseguirão carregar o óleo da raiz e espalhá-lo ao longo do fio, além de não irritar o couro cabeludo. Se você não encontrar uma escova assim escolha uma com cerdas macias.

Esta é uma das escovas que eu uso e é macia:




- Separe uma mecha de espessura média, ela não poderá ser muito fina para não danificar os fios, e nem muito grossa para poder ter o efeito desejado.

- Apoie a escova no couro cabeludo e desça devagar e suavemente na direção das pontas. Todos os fios de cabelo devem ser escovados. É necessário que a escova percorra o couro cabeludo para que este seja esfoliado suavemente e estimulado.

- Realize o movimento por 3 vezes em cada mecha. Em fios extremamente oleosos e mais lisos, pode ser realizada por 5 vezes.

- Por fim penteie novamente os fios.

Massagem e Estimulação do Couro Cabeludo

Existem diversas técnicas de massagem para o couro cabeludo, a que eu irei ensinar aqui é a mais simples de todas, e que produz resultados surpreendentes. Ao longo do blog irei ensinar outras técnicas para vocês.

Benefícios:

- Estimulação da circulação sanguínea acelerando gradativamente o crescimento dos fios

- Estimulação da produção de sebo em couro cabeludo seco

Indicação: todos os tipos de cabelo, principalmente os que possuem raízes muito secas.

Frequência: deve ser realizada diariamente, quem tem o couro cabeludo seco deve primeiramente realizar a massagem, e depois de alguns minutos realizar a escovação. Quem tem raiz oleosa e quiser fazer a massagem deve posteriormente escovar os fios.

Técnica de Massagem do Couro Cabeludo:

1) Primeiramente prepare o couro cabeludo para receber a massagem estimulando-o com movimentos de pressão. Com as mão limpas inicie a massagem pressionando suavemente as pontas dos dedos em todo o couro cabeludo durante 1 minuto.

2) Em seguida realize lentamente a massagem com movimentos circulares e deslizantes:

- Inicie na testa e termine na nuca, realize o movimento de maneira contínua

- Inicie na nuca e termine na testa

- Inicie no topo da cabeça e termine nas têmporas (realize os dois lados simultaneamente)

- Inicie nas têmporas e termine no topo da cabeça

3) Realize cada movimento pelo menos cinco vezes.

4) Terminada a massagem realize posteriormente a escovação.

Ambas as técnicas são simples e a maioria de vocês já deve ter o hábito de fazê-las, mas achei importante descrevê-las para quem ainda não conhece. Quem tem grande quantidade de sebo no couro cabeludo notará que com o uso destas técnicas a oleosidade da raiz diminuirá consideravelmente. Já quem sofre com a falta de sebo no couro cabeludo conseguirá aumentar sua produção e tornar os cabelos mais nutridos. Além disso, a circulação sanguínea local será aumentada e o couro cabeludo esfoliado, favorecendo o crescimento dos fios.

Qualquer dúvida é só perguntar
Bjoos

Mah

8 comentários:

Lucy Viana on 5 de setembro de 2012 às 19:25 disse...

Mah quanta informação legal!
Vou ler tudooo, mais de uma vez!

Beijos
Lu

Mah on 5 de setembro de 2012 às 19:34 disse...

Obrigada pelo elogio Lucy, fico feliz que vc tenha gostado!!1 Beijos

Geovana Cybele on 5 de setembro de 2012 às 20:22 disse...

Adorei o blog... beijos.
Adorei o post... Beijos.
Visitem e sigam...
http://gostofashion.blogspot.com/

Carolina Barbosa on 5 de setembro de 2012 às 20:46 disse...

Oi Tudo bem? To conhecendo o blog hoje, tbm sou uma amante de cabelos, gostei muito do seu blog e tbm desse post, super interessante! To te seguindo, se quiser vem conhecer meu blog tbm...Beijos
http://quimicadoscabelos.blogspot.com.br/

Mah on 5 de setembro de 2012 às 20:50 disse...

Oi Geovana! Obrigada pela visita! Bjs

Mah on 5 de setembro de 2012 às 20:52 disse...

Oi Carol, obrigada pelos elogios!! Vou conhecer seu blog agorinha mesmo!! Bjsss

Fefa on 6 de setembro de 2012 às 00:14 disse...

ahaaa, olha a dica aí que vc me disse!! Vou fazer com certeza!

Gostei dessa escova...mas eu confesso pra vc que não gosto muito de pentear meus fios secos, meu cabelo tem muito volume, acho que quebra...cisma da cabeça de maluca. mas pode ser a escova inapropriada tb, vou procurar e testar uma com essas cerdas macias. A minha tbm é da prada, mas é uma com cerdas de plástico.

bjoooo

Mah on 6 de setembro de 2012 às 00:22 disse...

Eu não gostava de escovar meus fios com raiz oleosa, porque achava que iria deixá-los mais oleosos. Minha mãe com os cabelos secos dela não fazia por achar que iria danificá-los. Hoje ambas fazemos e amamos. Tenta com uma escova de cerdas macias e me diz o que vc achou. Mais pra frente vou falar um pouco destas escovas de cerdas plásticas, elas tem uma utilidade incrível.
Bjosss
e Obrigada pela visita

 

SOS DO CABELO Copyright © 2011 Design by Ipietoon Blogger Template | Ugg Boots Sale | web hosting